Quem Somos


O Instituto de Promoção Humana e Ambiental Paiaguás é uma entidade do Terceiro Setor classificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sediada na capital mato-grossense, que têm por finalidade a elaboração, desenvolvimento e execução de projetos que visam o desenvolvimento e promoção da Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Turismo. O instituto trabalha ainda com a promoção da defesa e da conservação do Meio Ambiente de forma sustentável, e com o fortalecimento da Agricultura, primando sempre pelo planejamento eficaz e de resultados, interagindo com a sociedade, setor público e outras organizações. 

   A atuação do Instituto Paiaguás ocorre em todo território nacional, e também internacionalmente, sistematizando novas formas de gestão compartilhada, que orientem e facilitem a execução de Políticas Públicas. Para isso são elaborados, desenvolvidos e executados projetos e programas voltados às áreas de: saúde, assistência social, educação, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e desenvolvimento econômico, que primam pela melhoria da qualidade de vida da população e o combate à desigualdade social. 

   O Terceiro Setor, como são amplamente conhecidas às entidades sem fins lucrativos como as OSCIPs, surgem na concepção de esfera pública social possibilitando parcerias entre Estado e sociedade civil. Nestas parcerias é possível realizar a transferência da gestão de serviços e atividades, que não são exclusivas do Estado, para o setor público não-estatal, assegurando o caráter público à entidade de direito privado, mantendo assim a autonomia administrativa e financeira, condizentes com as atuais exigências de publicização e eficiência das ações sociais.

   O Instituto Paiaguás entende que a expansão e o fortalecimento do Terceiro Setor é uma realidade dentro da sociedade atual, que necessita de mecanismos de transparência, rapidez e resultados, os quais são encontrados dentro das prioridades desta instituição.


Missão

Contribuir para o desenvolvimento social, realizando ações planejadas, desenvolvendo projetos, executando programas e políticas públicas, com objetividade, transparência e eficácia, promovendo a cidadania, valorizando o ser humano e o meio ambiente.

Visão

Ser referência no Terceiro Setor.

Valores

• Respeito ao próximo e à sociedade;

• Responsabilidade social e defesa do meio ambiente;

• Valorização da vida e da dignidade da pessoa humana;

• Objetividade, transparência, eficácia e agilidade nas ações;

       • Interagir com outros atores sociais para a ampliação dos resultados.