Pecuária e Agricultura


Por meio de parcerias efetivas junto a da gestão pública, o Instituto Paiaguás busca firmar compromissos que atendam o setor de Agricultura e Pecuária, que encontra-se em plena expansão. Primando sempre a sustentabilidade e o meio ambiente, objetivando resultados de excelência.

   O fortalecimento da agricultura familiar, a geração de emprego e renda na área rural é um dos pilares da atuação do Instituto Paiaguás. Assim como a assessoria para proporcionar a criação de mecanismos que favoreçam a captação e aplicação dos recursos em prol da comunidade.

   O Instituto Paiaguás trabalha pautado por princípios no uso sustentável dos recursos naturais, visando o desenvolvimento econômico social junto aos parceiros do setor público, ofertando produtos e serviços que venham a contribuir com o desenvolvimento de modelos sustentáveis de produção de alimentos com segurança para produtores e consumidores.

   Entre os serviços ofertados pelo Instituto Paiaguás na área de Meio Ambiente destacamos: 

  • Planejamento e implantação de módulos de horta orgânica, áreas de outras culturas como cana de açúcar e grãos;
  • Gerenciamento técnico e financeiro de unidades de produção;
  • Planos de produção incluindo alternativas sustentáveis para adubação, controle de pragas e doenças, manejo do solo e pastagens;
  • Plano de conversão para sistemas de produção sustentáveis dentro dos princípios da agroecologia, incluindo a produção orgânica, natural, biodinâmica e permacultura;
  • Gerenciamento de cooperativas e rede de comercialização de produtos da agricultura familiar;
  • Analise e projeto de conversão de áreas de pecuária para agricultura;
  • Projeto de implantação de tecnologia no campo;
  • Assessoria para regularização de tramites burocráticos (MAPA).

   O Instituto Paiaguás atua ainda na elaboração e execução de projetos de infraestrutura, programas e assessorias relacionadas com serviços de eletrificação urbana e rural, pavimentação e terraplanagem, entre outros projetos desenvolvidos individualmente, levando em consideração a peculiaridade local.